quarta-feira, 7 de julho de 2010

Sustentáveis, econômicos e bonitos
Arquitetos do mundo todo tentam mostrar que é possível reunir soluções ambientalmente corretas e beleza
A sustentabilidade já é um conceito amplamente disseminado na construção civil. Agora, arquitetos do mundo todo tentam mostrar que é possível reunir soluções ambientalmente corretas e, ao mesmo tempo, investir na beleza de edifícios e casas.
Um exemplo da harmoniosa união da sustentabilidade com o design foi dado pelo escritório de arquitetura Philippon-Kalt, que inaugurou recentemente, perto da estação de metrô Barbes, em Paris, o primeiro prédio residencial com uma fachada feita de painéis que captam energia solar. As 17 unidades são destinadas a famílias de baixa renda – que, além de morarem num edifício inovador, de quebra ainda podem obter uma redução de até 40% nos gastos com aquecimento de água.
A fachada foi projetada com uma série de painéis azuis que ficam em frente aos terraços. Eles podem ser movidos e, ao mesmo tempo em que fazem a captação da luz, dão um ar moderno à construção.
A integração completa com o ambiente é a principal característica da H House, projetada a pedido de um casal morador da região de Maastricht, na Holanda. No interior, o que se vê é um loft com um mezanino central. Algumas poucas colunas retangulares sustentam as lajes. Todas as outras paredes, internas e externas, são de vidro, o que permite que a luz exterior tome conta do espaço. A privacidade, que inicialmente poderia ser uma preocupação, foi garantida pela criatividade dos designers. A casa possui uma série de cortinas que podem ser fechadas ao gosto dos proprietários e usadas, ainda, para dividir ambientes internamente.
Luminárias de curvas suntuosas
A fabricante de lâmpadas LZF, da Espanha, desafiou alguns designers a usar madeira para criar produtos para a linha “Light and Nature”. O resultado foram estruturas cheias de curvas que mais parecem instalações de arte. As luminárias, que podem ser penduradas no teto ou colocadas no chão, são todas marcadas por formas geométricas e cores. Entre os destaques está a peça criada pelo estúdio Luis Eslava e batizada de “Agatha”: uma luminária suspensa de madeira recortada que se parece com uma escultura de luz. Outro destaque é a coluna de lâmpadas “Totem”, do escritório Dämmer & Calvo.
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,sustentaveis-economicos-e-bonitos,576691,0.htm
Essa matéria saiu no jornal O Estadão do dia 05.07.2010, e para complementar a reportagem, fui em busca de fotos e mais informações sobre o assunto.
O prédio residencial de Paris é o primeiro edifício residencial de habitação de interesse social do país. Os painéis solares da fachada são móveis (deslizantes) e, além do aquecimento solar, as placas dão privacidade e isolamento acústico as residências. Vejam fotos do prédio:




 



 
Planta baixa

 
Esquema placas solares

 

A H-House está localizado em uma área arborizada e atrás dela existe um jardim, que ocasionalmente é aberta ao público.
 Dois menores volumes independentes - a entrada e banheiro - são adjacentes ao volume principal. Terraços definem a posição e a forma da casa, onde cada terraço tem seu caráter independente.

A escada da casa é um objeto independente nesse cenário de loft. A combinação de vidro transparentes e opacos aliadas as cortinas, proporcionam uma série de diferentes respostas possíveis para a mudança das estações e a atenuação da luz do dia. Vejam fotos:


 

  
  
 

  
Planta baixa

 
Planta baixa

 
 Corte transversal 

Corte longitudinal


Fiquei encantada com as luminárias da empresa espanhola LFZ. Verdadeiras obras de arte. Aqui mostro algumas imagens das luminárias citadas na matéria, mas disponibilizo o site e realmente indico para que todos dêem uma olhada, vale a pena!

Luminária Agatha
  

 Luminária Agatha


 Luminária Totem


Luminária Totem

Fonte: http://www.lzf-lamps.com/books/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário