domingo, 18 de julho de 2010

Wal Mart verde

Notícia divulgada essa semana: O Wal Mart lança mais um hipermercado verde no país. Depois de São Paulo e Rio de Janeiro, chegou a vez do estado do Paraná receber um moderno empreendimento, com um custo total de R$ 33 milhões . Ocupando uma área de 3 mil m², localizado na saída para Xambrê, em Umuarama, o hipermercado gerará inicialmente 250 empregos diretos. A inauguração está prevista para dezembro deste ano.

Wal Mart Morumbi - SP

Aproveitando o assunto, fui buscar informações sobre o outros hipermercados verdes da rede já feitos no país, e encontrei muitas coisas interessantes do Wal Mart de São Paulo. Com um investimento de R$ 71 milhões, foi o segundo no país, construído alguns meses após o do Rio de Janeiro. A adaptação da loja às iniciativas sustentáveis inicialmente gerou um custo 1,5% acima do custo de uma construção padrão, mas o retorno está previsto para até dois anos, com a redução de despesas. Segundo o diretor da empresa, todos os hipermercados da rede serão construídos seguindo o modelo eficiente.

Fachada de acesso

Outra fachada

A loja do Morumbi conta com mais de 60 iniciativas sustentáveis, como gestão de resíduos sólidos, uso de materiais reciclados, áreas verdes e projeto que respeita as regras ambientais. Segundo a diretora do projeto, os gastos com água devem ter uma redução de 40% com seu reúso, e de energia, pelo menos 25%. Para privilegiar a economia de energia, diversas clarabóias no salão de vendas permitem a entrada de luz natural, enquanto a dimerização da iluminação artificial controla a intensidade da luz necessária. Nessa área e nos estacionamentos foram usadas lâmpadas T5 (que consomem metade de energia das fluorescentes comuns) e LED, mais eficientes e que duram em torno de 50mil horas. Um poste funciona apenas com energia solar.

A água da chuva é recolhida, tratada e após é utilizada na irrigação dos jardins. Quando chove, sensores de umidade informam que o jardim não precisa ser regado novamente. As descargas nos sanitários são a vácuo, o que utiliza apenas 1,5 litro de água por uso (normalmente, são gastos de 6 a 12 litros) e os mictórios são a seco.

Vidros com película reflexiva


Com relação aos materiais, a seleção foi criteriosa; os vidros da loja têm uma película que reflete o calor do sol, o que permite a redução do uso do ar-condicionado, a calçada foi feita com pneus recicláveis e o chão não possui revestimento em cima do concreto.


Piso de concreto

As tintas utilizadas são a base de água, que refletem os raios solares. A madeira da fachada serve como isolante térmico, assim como a parede verde de trepadeiras. Todo o mobiliário é feito com madeira certificada e as portas internas e painéis visuais de plástico reciclado.

Fachada revestida com madeira - ótimo isolante térmico


Fios metálicos darão suporte a trepadeira da fachada. O objetivo é que fique como na perspectiva abaixo:


Perspectiva do hipermercado


Mobiliário feito com madeira certificada


Sinalização feita de plástico reciclado

Além disso, outras iniciativas foram adotadas: a loja dá destaque aos produtos que tenham algum diferencial que beneficie o meio ambiente. São cerca de 1500 produtos desse tipo ofertados, similar a outros hipermercados porém a diferença está na maneira como estão dispostos. Contêineres para coleta de lixo reciclado e descontos para quem não utilizar sacolas plásticas complementam a iniciativa.

Destaque para produtos orgânicos


Contêineres para coleta de lixo reciclável


Reciclagem de vidros

Nos estacionamentos, há vagas destinadas exclusivamente a proprietários de carros flex e para aqueles que vierem ao supermercado com veículos com mais de três pessoas (carona solidária), além de bicicletário.

Vaga destinada a carros flex

Uma ótima iniciativa e um belo exemplo a ser seguido!


Fonte:
http://planetamorumbi.wordpress.com/2009/05/01/wall-mart-morumbi-chega-ao-bairro-a-primeira-unidade-ecoeficiente-de-sao-paulo/
https://sites.google.com/site/goldenalecrim/meio-ambiente/loja-sustentavel-do-wal-mart
http://www.oguiaverde.com/?p=2691

Nenhum comentário:

Postar um comentário